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postado em 7 de jul de 2016 13:19 por Cássio Mascarenhas   [ 12 de jul de 2016 13:53 atualizado‎(s)‎ ]

ESPECIALIZAÇÃO EM EXERCÍCIO E OBESIDADE

TURMAS VI, VII E VIII


Turma VI (Ribeirão Preto): 20 e 21/08/2016, 17 e 18/09/2016, 22 e 23/10/2016, 19 e 20/11/2016, 10 e 11/12/2016, 14 e 15/01/2017.

Turma VII (Araçatuba): 20 e 21/08/2016, 24 e 25/09/2016, 22 e 23/10/2016, 19 e 20/11/2016, 17 e 18/12/2016, 21 e 22/01/2017.

Turma VIII (São José do Rio Preto): 27 e 28/08/2016, 24 e 25/09/2016, 29 e 30/10/2016, 26 e 27/11/2016, 17 e 18/12/2016, 21 e 22/01/2017.

 

 

Horário: sábado e domingo das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 hs.


Carga horária total: 120h*

 

Valor: 6 parcelas de $315,00 (agosto/16 a janeiro/17). Matrículas após 31/07, o valor do curso será de $335,00**

 

Matrícula: R$130,00

 

Docentes: Prof.Dr. Cássio Mascarenhas Robert Pires, Prof.Dtd. Rodrigo Ferro Magosso e Prof.Esp. Thiago Soares Marsola

 

Inscrições: cursobradhon@gmail.com

 

*O curso oferece possibilidade de ser complementado como pós-graduação semipresencial após o término dos 6 módulos.

**Valor correspondente apenas à parte presencial

 

Conteúdo Programático

Etiologia da obesidade, classificação da obesidade, obesidade como doença metabólica e fator de risco para Síndrome Metabólica, aspectos clínicos da obesidade, obesidade e inflamação subclínica (adipocinas, inflamação e PCR), tecido adiposo como órgão endócrino, adipocinas e regulação do metabolismo (leptina, adiponectina, TNF-alfa, grelina, resistina IL-6, PAI-1, etc), obesidade, adipocinas e vias da aterogênese e trombogênese, controle central do apetite e da saciedade,tratamento farmacológico da obesidade, métodos terapêuticos e perda de peso (carboxiterapia, drenagem linfática, crioterapia, lipocavitação, etc), regulação hormonal da lipogênese e obesidade, metabolismo de lipídeos em repouso, digestão, absorção e armazenamento de triglicerídeos, transporte de triglicerídeos e AGL no plasma, metabolismo basal e obesidade (papel das UCPs e receptores PPAR), metabolismo de colesterol e suas frações, colesterol e aterogênese, metabolismo de gordura no exercício dinâmico e resistido, ciclo da glicose-ácido graxo no exercício, mobilização de AGL de cadeia média e cadeia longa no exercício (papel das proteínas CD-36 e da carnitina-palmitoil transferase), fatores determinantes da mobilização de AGL no exercício (papel do Malonil-CoA na inibição da oxidação de AGL), intensidade e volume do exercício na mobilização de AGL,  lipólise  e exercício (lactato, fluxo sanguíneo e hormônios lipolíticos), regulação da atividade das enzimas Lipase Lipopreoteína (LPL), Lipase Sensível ao Hormônio (LHS) e Lipase Triglicerídeo Adiposo (LTGA), cálculo do gasto calórico no exercício dinâmico e resistido, estratégias de exercício para emagrecimento, mecanismos de emagrecimento por parte do exercício (TMB, gasto calórico total, mobilização de gordura e EPOC), emagrecimento em exercícios de baixa e alta intensidade, emagrecimento e exercício aeróbio e anaeróbio, emagrecimento e exercício resistido, emagrecimento e volume semanal de treinamento, modelo de periodização do treinamento para emagrecimento em indivíduos obesos Grau 1 e 2, fortalecimento do vínculo afetivo do obeso com o exercício, estratégias de recompensa para maior aderência do obeso ao exercício, estratégias de êxito na perda e manutenção do peso perdido (o que fazer para não voltar a engordar?), avaliação física de obesos (composição corporal, aptidão cardiorrespiratória e força muscular), modelos de anamnese para investigação do cotidiano motor do obeso (recordatório motor), anamneses específicas de reconhecimento do perfil individual dos obesos e suas potenciais relações de aderência ou refratariedade com o exercício. Práticas: intervenções com voluntários obesos com IMC entre 30 e 40.

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postado em 7 de jul de 2016 13:12 por Cássio Mascarenhas   [ 13 de jul de 2016 11:59 atualizado‎(s)‎ ]

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postado em 9 de mar de 2016 06:13 por Cássio Mascarenhas   [ 14 de jun de 2016 13:02 atualizado‎(s)‎ ]

V CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE APROFUNDAMENTO EM EXERCÍCIO E OBESIDADE


 Inscrições Abertas!!!


Local: Araraquara (SP)

Datas: 14 e 15/05; 11 e 12/06; 16 e 17/07; 13 e 14/08; 10 e 11/09

Ex-alunos do curso de Capacitação em Personal Trainer iniciam somente em junho (pagto de 4 parcelas) e têm desconto de 10%

Horário: sábado e domingo das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 hs

Valor:  5 parcelas de $315,00 (abril a agosoto). Matrículas após 30/04, o valor do curso será de $335,00

Matrícula: $130,00

Docentes: Prof.Dr. Cássio Mascarenhas Robert Pires, Prof.Dtd. Rodrigo Ferro Magosso e Prof.Esp. Thiago Soares Marsola

Inscrições: atendimento@cefema.com.br

 

Conteúdo Programático

 

Etiologia da obesidade, classificação da obesidade, obesidade como doença metabólica e fator de risco para Síndrome Metabólica, aspectos clínicos da obesidade, obesidade e inflamação subclínica (adipocinas, inflamação e PCR), tecido adiposo como órgão endócrino, adipocinas e regulação do metabolismo (leptina, adiponectina, TNF-alfa, grelina, resistina IL-6, PAI-1, etc), obesidade, adipocinas e vias da aterogênese e trombogênese, controle central do apetite e da saciedade,tratamento farmacológico da obesidade, métodos terapêuticos e perda de peso (carboxiterapia, drenagem linfática, crioterapia, lipocavitação, etc), regulação hormonal da lipogênese e obesidade, metabolismo de lipídeos em repouso, digestão, absorção e armazenamento de triglicerídeos, transporte de triglicerídeos e AGL no plasma, metabolismo basal e obesidade (papel das UCPs e receptores PPAR), metabolismo de colesterol e suas frações, colesterol e aterogênese, metabolismo de gordura no exercício dinâmico e resistido, ciclo da glicose-ácido graxo no exercício, mobilização de AGL de cadeia média e cadeia longa no exercício (papel das proteínas CD-36 e da carnitina-palmitoil transferase), fatores determinantes da mobilização de AGL no exercício (papel do Malonil-CoA na inibição da oxidação de AGL), intensidade e volume do exercício na mobilização de AGL,  lipólise  e exercício (lactato, fluxo sanguíneo e hormônios lipolíticos), regulação da atividade das enzimas Lipase Lipopreoteína (LPL), Lipase Sensível ao Hormônio (LHS) e Lipase Triglicerídeo Adiposo (LTGA), cálculo do gasto calórico no exercício dinâmico e resistido, estratégias de exercício para emagrecimento, mecanismos de emagrecimento por parte do exercício (TMB, gasto calórico total, mobilização de gordura e EPOC), emagrecimento em exercícios de baixa e alta intensidade, emagrecimento e exercício aeróbio e anaeróbio, emagrecimento e exercício resistido, emagrecimento e volume semanal de treinamento, modelo de periodização do treinamento para emagrecimento em indivíduos obesos Grau 1 e 2, fortalecimento do vínculo afetivo do obeso com o exercício, estratégias de recompensa para maior aderência do obeso ao exercício, estratégias de êxito na perda e manutenção do peso perdido ( o que fazer para não voltar a engordar?), avaliação física de obesos (composição corporal, aptidão cardiorrespiratória e força muscular), modelos de anamnese para investigação do cotidiano motor do obeso (recordatório motor), anamneses específicas de reconhecimento do perfil individual dos obesos e suas potenciais relações de aderência ou refratariedade com o exercício. Práticas: intervenções com voluntários obesos com IMC entre 30 e 40.

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postado em 17 de fev de 2016 06:04 por Cássio Mascarenhas   [ 12 de jul de 2016 13:54 atualizado‎(s)‎ ]


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postado em 17 de set de 2015 10:44 por Cássio Mascarenhas   [ 13 de jul de 2016 11:36 atualizado‎(s)‎ ]


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postado em 29 de set de 2011 19:38 por Cássio Mascarenhas   [ 13 de jul de 2016 11:58 atualizado‎(s)‎ ]



I Curso Teórico-Prático de Capacitação em Exercício e Reabilitação Cardiovascular: Hipertensão e Doença Arterial Coronariana

postado em 16 de set de 2011 06:48 por Cássio Mascarenhas   [ 16 de jan de 2016 13:46 atualizado‎(s)‎ ]

I CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE CAPACITAÇÃO EM EXERCÍCIO E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR: HIPERTENSÃO E DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA
 
Carga horária:
80 hs, divididas em 5 encontros ( 1 encontro por mês) de 16 hs: sábado e domingo das 8:00 às 12 hs e das 13:00 às 17:00 hs 
 
Datas: 
 
Investimento: valores para inscrição até
Matrícula: 
6 pagamentos de ; 5 pagamentos de ou 4 pagamentos de
 
Vagas: 30
 
Local:
Araraquara (SP)
Informações e Inscrições pelos e-mails: atendimento@cefema.com.br  e  cassio@cefema.com.br
 
Docentes:
Prof.Dr. Cássio Mascarenhas Robert Pires, Prof.Dtd. Rodrigo Ferro Magosso
 
 
Objetivos:
 
- Assegurar ao aluno/profissional de Educação Física o conhecimento/entendimento da fisiologia cardiovascular e, a partir disso, a dsiccriminação do quadro fisiopatológico da hipertensão e da DAC
- Assegurar ao aluno/profissional de Educação Física o conhecimento/entendimento dos mecanismos de ação dos vários tipos de medicamentos utilizados na terapêutica da hipertensão e da DAC e seus respectivos efeitos colaterais e implicações sobre o desempenho físico
- Dotar o aluno/profissional de Educação Física de conhecimentos e habilidades que possibilitem uma intervenção crítica e reflexiva na tomada de decisões no tocante à aplicação do exercício físico como instrumento central de um programa de reabilitação cardiovascular
- Assegurar ao aluno/profissional de Educação Física, por meio das atividades teórico-práticas o aprendizado das habilidades necessárias para a condução autônoma de programas de reabilitação cardiovascular de prevenção primária e secundária, no sentido de evitar riscos e garantir os melhores benefícios aos pacientes
 
Conteúdo Programático
 
- Fisiologia Cardiovascular: propriedades do miocárdio, ciclo cardíaco, regulação do bombeamento cardíaco (volume de ejeção e débito cardíaco), excitação rítmica do coração e mecanismos de controle da FC, eletrocardiograma (ECG), princípios gerais da circulação sanguínea e tipos de fluxo sanguíneo, funções das artérias, arteríolas e veias, circulação capilar e linfática, controle do fluxo sanguíneo, hemodinâmica e pressão arterial, fatores determinantes da PA, mecanismos de controle da PA, princípios de mensuração da PA, circulação coronariana
- Fisiopatologia: etiologia e fisiopatologia da hipertensão e da doença arterial coronariana (DAC), fatores de risco para hipertensão e DAC, classificação da hipertensão arterial sistêmica (HAS), fatores desencadeadores da HAS (obesidade, sistema renina-angiotensina, dislipidemia, diabetes, etc), vias metabólicas para formação do colesterol e suas frações e as respectivas repercussões vasculares, alterações do ECG em hipertensos e doentes coronarianos, ciclo de desenvolvimento da DAC, exames diagnósticos de DAC (ECG, cateterismo, angioplastia), lesão vascular e desenvolvimento de DAC, doença vascular periférica e DAC, deficits funcionais em hipertensos e coronariopatas.
-Farmacologia: medicamentos anti-hipertensivos (beta bloqueadores, diuréticos, bloqueadores de canais de cálcio, antagonistas de angiotensina, vasodilatadores, inibidores de ECA, etc), mecanismos de ação dos medicamentos, características de absorção gastrointestinal, meia-vida dos medicamentos, terapia medicamentosa da hipertensão e DAC e seus efeitos sobre o desempenho físico, tipos de intervenção cirúrgica em coronariopatias e suas repercussões sobre a prática do exercício físico
- Exercício e função cardivoascular: respostas agudas e crônicas da FC, volume de ejeção (VE) e débito cardíaco (DC) ao exercício dinâmico e resistido e às distintas intensidades de exercício, redistribuição do fluxo sanguíneo no exercício dinâmico (esteira, bike, transport, etc) e resistido (musculação), respostas agudas e crônicas da PA ao exercício dinâmico e resistido, formas de manipulação da resposta cardiovascular global ao exercício, Exercício na hipertensão e DAC: programa de reabilitação cardiovascular de prevenção primária e secundária (fases 3 e 4), diretrizes para aplicação de testes físicos submáximos em pacientes cardíacos, respostas agudas e crônicas da função cardiovascular ao exercício dinâmico  e resistido em pacientes hipertensos e coronariopatas, riscos e benefícios do exercício dinâmico e resistido para hipertensos e coronariopatas, interação do exercício com os distintos medicamentos prescritos para hipertensos e coronariopatas, diretrizes para elaboração e condução de programa de reabilitação cardiovascular de prevenção primária e secundária.
Prática (16 hs): intervenção prática com pacientes hipertensos e coronariopatas.
 
 

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postado em 18 de abr de 2011 03:38 por Cássio Mascarenhas   [ 13 de jul de 2016 11:57 atualizado‎(s)‎ ]


postado em 18 de mar de 2011 10:25 por Cássio Mascarenhas   [ 2 de set de 2011 14:23 atualizado‎(s)‎ ]

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postado em 18 de mar de 2011 10:13 por Cássio Mascarenhas   [ 23 de mar de 2018 07:51 atualizado‎(s)‎ ]

XV Curso Extensivo Teórico-Prático de Capacitação em Personal Trainer

AGORA COM A OPÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU

      INSCRIÇÕES ABERTAS!!!

O CEFEMA (Centro de Estudos em Fisiologia do Exercício, Musculação e Avaliação Física) irá promover o 'XV Curso Extensivo Teórico-Prático de Capacitação em Personal Trainer', com carga horária total de 160 horas, distribuídas em 8 encontros mensais (1 por mês) de 20 horas (aos sábados e domingos), de julho de 2018 a fevereiro de 2019. Informações da Pós-graduação estão abaixo.

 
Local: Araraquara -SP 
 
Carga horária dos encontros (20 hs): sábado (teoria) das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 20:00 hs; domingo (prática) das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00 hs
 
Valor: 8 pagamentos de $399,00 (julho a fevereiro). Para matrículas efetuadas até o dia 14/07/2018, o valor da mensalidade será de $369,00

 Matrícula: 1 parcela de $160,00 (no ato da inscrição de reserva de vaga - comprovante de depósito)
* não haverá devolução em caso de desistência
 
Vagas: 35

Informações e inscrições pelos e-mails de contato: atendimento@cefema.com.br ou cassio@cefema.com.br.

Docentes: 
Prof.Dr. Cássio Mascarenhas Robert Pires; Prof. Dtd. Rodrigo Ferro Magosso e Prof.Dr. Márcio Guaratini Inocentini ou Pof.Ms. Aroldo Costa Neto (módulo joelho, coluna e ombro)  
 
 
Datas Turma XIV (Araraquara, em andamento): 27 e 28/01;  24 e 25/02;  24 e 25/03;  21 e 22/04;  26 e 27/05;  23 e 24/06; 21 e 22/07;  18 e 19/08

Datas Turma I de Taubaté: 10 e 11/03; 07 e 08/04; 19 e 20/05; 16 e 17/06; 14 e 15/07; 25 e 26/08; 15 e 16/09; 06 e 07/10


Datas Turma XV (Araraquara): 28 e 29/07; 01 e 02/09; 29 e 30/09; 27 e 28/10; 24 e 25/11; 15 e 16/12; 19 e 20/01/19; 16 e 17/02/19
* Caso o aluno queria prosseguir e completar o curso como Pós-graduação Lato-Sensu, serão cursadas mais 200 horas à distância (online), com valor de 12 parcelas de $285,00. Todas as orientações para essa continuidade serão dadas nos encontros presenciais do curso.


 * Objetivos:
 
- Oferecer um curso que possibilite a aplicação direta dos conhecimentos teóricos na prática intervencionista no campo da atuação em Personal Trainer
- Habilitar o aluno/profissional a elaborar programas planejados e periodizados de treinamento no contexto do exercício para não atletas
- Habilitar o aluno/profissional a compreender as demandas de avaliação física dos vários perfis clínicos e funcionais dos clientes pessoais, no sentido de assegurar o respeito pleno à individualização dos programas de treinamento, seja no contexto da saúde ou da performance
- Ensinar ao aluno/profissional as habilidades cognitivas necessárias para discriminação das particularidades dos perfis clínicos e funcionais específicos dos clientes pessoais, no sentido de assegurar tomada de decisão segura e competente no tocante às indicações e contra-indicações dos programas individualizados de treinamento
- Oportunizar, por meio das vivências práticas dos encontros, o aprendizado cognitivo com base na experimentação prática das concepções teóricas discutidas em cada encontro
- Assegurar ao aluno a estabilização/consolidação do aprendizado teórico por meio da experimentação prática (estágio de intervenção) cientificamente alicerçada
- Oferecer a possibilidade concreta de uma formação acadêmica de extensão que assegure posição diferenciada no mercado de trabalho no campo de atuação em Personal Trainer
- Habilitar o aluno/profissional a atuar com senso crítico/reflexivo, bem como habilitá-lo para utilização da investigação científica no cotidiano de sua prática profissional, no intuito de assegurar seu crescimento profissional constante
 
* Durante o curso, os alunos interessados poderão participar dos projetos de persquisa da BRADHON/CEFEMA,  com intuito de aprofundamento dos estudos específicos ou de realização dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) de graduação e/ou pós-graduação. Ao final, esses projetos resultarão em artigos científicos que serão encaminhados para publicação em periódicos da área da Educação Física
 
 
Conteúdo Programático:
 
Módulo I (teórico):
Bases fisiológicas do treinamento dinâmico (esteira, pista, bicicleta, transport, step) e resistido: Metabolismo e exercício, mobilização das vias bioenergéticas e dos distintos substratos em exercícios de intensidades e durações variadas; VO2máx, limiar anaeróbio, limiar de compensação respiratória, quociente respiratório; deficit de O2, steady-state de O2 e EPOC; fatores determinantes do VO2máx, do limiar anaeróbio e do limiar de compensação respiratória; aplicações do VO2máx, limiar anaeróbio e limiar de compensação respiratória no contexto da saúde e da performance; hipertrofia aguda,metabólica e tensional; vias de sinalização da hipertrofia miofibrilar (mTOR, AKT, P70, etc) e papel dos fatores de ativação (IGF-1, Interleucina -6, GH, Testosterona, Insulina, etc); hipertrofia miofibrilar e células satélites; manipulação dos estresses metabólicos, tensionais e neurais nas sessões de treinamento resistido; estímulos para hipertrofia e resistência muscular; carga de treino e respostas adaptativas ao exercício dinâmico e resistido; conjunto de respostas orgânicas agudas e crônicas ao exercício e treinamento; manipulação do stress de treino (componentes da carga de treino) para obtenção da resposta adaptativa.
 
Módulo II (Teórico-prático):
Avaliação funcional e de composição corporal: testes ergométricos indiretos em esteira, pista, bicicleta, step e transport para mensuração da aptidão cardiovascular (VO2máx) e resistência aeróbia; análise de teste ergoespirométrico direto (com analisador metabólcio VO2000) nos ergômetros para interpretação das respostas durante testes indiretos; diagnóstico e definição de metas a partir dos resultados da ergometria indireta; diagnóstico da capacidade de trabalho e de treino a partir dos resultados da ergometria indireta; testes de 1RM e testes de repetições máximas para medida e avaliação da aptidão neuromuscular e força; diagnóstico da aptidão neuromuscular a partir do Índice de Força Máxima Relativa (IFMR); IFMR na definição de metas de ganho de força e prescrição dos pesos nos diversos exercícios; avaliação do nível de desenvolvimento motor (Índice Bradhon de Desenvolvimento Motor - IBDM); testes para mesnuração do estágio de desenvolvimento motor das habilidades motoras fundamentais; avaliação da composição corporal por meio da medida das dobras cutâneas e da ultrassonografia; medida da espessura muscular por meio de ultrassonografia; avaliação postural. Prática em laboratório, pista e academia
 
Módulo III (Teórico-prático):
Montagem de programas de treinamento para condicionamento físico e periodização do treinamento para não atletas: aplicação dos métodos de treinamento das capacidades de resistência muscular (contínuos, intervalados e repetição) nos diversos ergômetros e em pista; manipulação das zonas de intensidade de carga (1, 2, 3, 4 e 5) na adequação dos métodos contínuos e intervalados; planejamento e periodização dos treinamentos das capacidades de resistência muscular (adequação dos modelos de periodização ao não atleta); aplicação dos métodos de treinamento de resistência e hipertrofia muscular; planejamento e periodização do treinamento de força para não atletas; etapas do treinamento de força em academia e racionalização da utilização dos métodos (séries simples, múltiplas, pirâmide, exaustão, repetição forçada, bi-set, drop-set, etc) nas diferentes etapas (iniciante I e II, intermediário I e II e avançado); programas de treino voltados à melhora da qualidade de vida: o que é isso, o que treinar e como treinar?; aptidão física e sua relação com a qualidade de vida. Prática em pista e academia
 
Módulo IV (Teórico-prático):
Montagem de programas de treinamento para idosos: caraterização funcional do idoso e benefícios e riscos do exercício; respostas agudas e crônicas do idoso ao exercício dinâmico (esteira, bicicleta, transport, step, etc) e resistido; planejamento e periodização de programas de treinamento dinâmico e resistido para idosos; condução de programas individuais e em grupo; estratégias para o resgate das capacidades coordenativas e das habilidades motoras básicas no idoso; incremento do repertório motor no idoso; exercício e função central no idoso (melhora da capacidade de processamento de informações); estabelecimento de metas funcionais para garantia de resgate funcional no idoso por meio do exercício; avaliação funcional específica para idosos e delineamento do planejamento de treino (etapas básicas e específicas); definição das prioridades em cada etapa do planejamento do programa de treinamento; caracterização funcional do idoso (fisicamente dependente, fisicamente frágil, fisicamente independente e fisicamente condicionado); relação da melhora funcional do idoso com as ABVDs, AIVDs e AAVDs; avaliação física específica para idosos (testes de campo); construção de anamneses específicas. Prática com voluntários idosos. Prática com voluntários idosos.
 
Módulo V (Teórico-prático):
Montagem de programas de treinamento para obesos: caracterização funcional e metabólica da obesidade; classificações da obesidade; efeitos de curto e médio-prazo do exercício na redução de gordura corporal; efeitos do exercício resistido e dinâmico sobre a mobilização de gordura e emagrecimento; manipulação dos aspectos determinantes do emagrecimento nas sessões de treino resistido e dinâmico (EPOC, mobilização de gordura, gasto calórico total e taxa metabólica de repouso; planejamento das etapas do programa de emagrecimento (período básico e específico: prioridades e perfil da carga de treino em cada período; perda percentual de gordura em cada período; adequação dos programas de treinamento ao planejamento nutricional específico); cálculo do gasto calórico no exercício dinâmico e resistido; testes específicos para avaliação do obeso funcionalmente frágil (marcha estacionária e bicicleta estacionária); construção de anamneses específicas Prática com voluntários obesos.
 
Módulo VI (Teórico-prático):
Montagem de programas de treinamento para diabéticos: classificação e etiologia do diabetes (tipo 1 e 2); fisiopatologia do diabetes; tratamento medicamentoso do diabetes; riscos e benefícios do exercício para o diabético; respostas glicêmicas agudas aos distintos tipos de treino dinâmico e resistido e relação da glicemia de entrada com a redução glicêmica do treino; exercício nas complicações crônicas do diabetes; interação do exercício com a terapia insulínica e com hipoglicemiantes orais; planejamento do programa de treino para diabéticos (etapas básicas e específicas); manipulação dos métodos de treino em função da etapa e adequação metodológica aos níveis diários de glicemia capilar; estratégias de treino dinâmico e resistido para redução aguda marcante da glicemia; controle glicêmico na sessão de treino; construção de anamneses específicas.  Prática com voluntários diabéticos.
 
Módulo VII (Teórico-prático):
Montagem de programas de treinamento para cardíacos e hipertensos: etiologia da hipertensão arterial sistêmica (HAS) e da doença arterial coronariana (DAC); fatores de risco para HAS e DAC; respostas cardiovasculares agudas e crônicas do hipertenso e do doente arterial coronariano ao exercício dinâmico e resistido; riscos e benefícios do exercício dinâmico e resistido para hipertensos e coronariopatas; diretrizes do programa de treinamento no tratamento da HAS e DAC; interação dos medicamentos com a capacidade de trabalho do hipertenso e do cardiopata; estratégias para otimizar redução da PA após a sessão de treino (hipotensão pós-exercício); planejamento do programa de treinamento para hipertensos e coronariopatas (etapas básicas e específicas); avaliação funcional de hipertensos e coronariopatas; construção de anamneses específicas. Prática com voluntários cardíacos e hipertensos.
 
Módulo VIII (Teórico-prático)
Montagem de programas de treinamento para indivíduos com disfunções de coluna, joelho e ombro: definição das prioridades na intervenção em pacientes com problemas de coluna, joelho e ombro; principais causas das dores lombares e cervicais; análise das especificidades clínicas; indicações e contra-inidcações de exercícios em disfunções específicas de coluna, joelho e ombro; caracterização de um programa de (re)condicionamento físico em pacientes com problemas de coluna, joelho e ombro; planejamento das etapas na elaboração de programas de treinamento voltados à melhora funcional de pacientes com disfunções de coluna, joelho e ombro. Prática com voluntários lesionados.

 

 
VEJA OS DEPOIMENTOS DE EX-ALUNOS DO CURSO!!!
 

1)  Ovídio Moreira Neto (9a. Turma)
Quando decidi fazer o curso capacitação em Personal Tariner, eu não tinha ideia sobre a mudança que iria ocorrer na minha carreira, nem a palavra carreira fazia parte do meu vocabulário. Viajei mais de 12 horas nos finais de semana de curso, pegava a estrada de madrugada, depois de um dia longo de trabalho, voltava pra casa de madrugada, pouco antes da primeira aula da semana. Gastei com hospedagem, alimentação, pedágios, e se você também terá que enfrentar tudo isso e está na dúvida se vale a pena, eu posso garantir que sim, vale muito a pena!!! O nível do curso é altíssimo, os profissionais são excelentes e se você se dispuser a entrar 100% nessa experiência, você vai se tornar um profissional diferenciado. Esse curso me abriu muitas portas e me deu a oportunidade de mudar as vidas dos meus alunos. Não deixe passar a oportunidade de fazer a diferença nas vidas das pessoas."
Ovidio Moreira Neto
COORDENADOR DE PROGRAMA DE SAÚDE EXPERTFIT - Taubaté , SP (Cref- 120351 G/SP)

2) Flávio Gagliardi (1a. Turma)
 Gostaria de deixar um depoimento sobre o curso de Personal realizado no CEFEMA pelo professor Cássio. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer e dizer o quanto foi interessante, significativo e divertido participar do curso de personal.
 "Cássio, através de seu conhecimento, dedicação e competência, você nos proporcionou momentos de muito aprendizado. Este curso, tão bem elaborado, transitando entre a teoria e a prática, proporcionou um avanço muito grande na elaboração de uma avaliação adaptada à nossa realidade, como na elaboração e planejamento do treinamento personalizado. Valeu, Cássio. Valeu turma, vocês também foram muito especiais e decisivos na continuidade do curso. Cássio , estarei sempre por perto para desfrutar do seu conhecimento".
 Um grande abraço, seu amigo Flávio.
 
 3) Patrícia Garrido Nicola (2a. Turma) 
" Agradeço ao Cássio pelo maravilhoso curso em capacitação em personal trainer, foi o máximo!!! Aprendemos muito, o que não se aprende em nenhuma faculdade de educação física e nem em pós graduação!!! Adorei!!!"
 
 4) Andrey Oliveira Leite e Wellens Oliveira Leite (2a. Turma)
 " Esse curso de capacitação em personal trainer sem sombra de dúvidas é muito bom. 
Consegue aliar teoria e prática, facilitando dessa forma o entendimento e assimilação do conteúdo.
Da base para se poder trabalhar com os diversos tipos de públicos, desde o adulto jovem até o idoso saudável, ou ainda, dar condições de melhora de qualidade de vida pra pessoas com alguma patologia.
Recomendo para todos aqueles que têm o objetivo de trabalhar com qualquer uma dessas opções:
treinamento desportivo; trabalho com grupos especiais (cardíaco, diabético, obeso e idoso)."
 
5) Juliano Caparelli (4a. Turma)
 "Queria dar os parabéns a toda equipe CEFEMA pelo curso de Personal realizado em Araraquara, onde pude ampliar meus conhecimentos e perceber que atividade física vai muito além do que estudamos na graduação!
Aulas teóricas e práticas muito bem conduzidas e orientadas, atendendo a todos alunos, sendo eles recém-formados ou veteranos na área."
Parabéns e muito sucesso!
 
 6) Victor Costa Nogueira (4a. Turma)
 "Gostaria de agradecer a Gabi, ao Sapo e ao Cássio pelo excelente Curso de Capacitação em Personal Trainer.
Um curso completamente diferente de qualquer outro que eu já tenha feito, que consegue aliar a teoria com a prática.
E a prática é prática mesmo, onde nós realmente colocamos a mão na massa, com voluntários e casos dos mais variados.
Um grande abraço a toda turma 4, galera muito gente boa!
Pessoal, valeu mesmo!!! 
Sou muito grato pelo que vocês fizeram pela minha carreira, agora é comigo!!!!"
 
7) Márcia Regina (4a. Turma)
 " Não haveria palavras que pudessem expressar toda minha admiração, respeito e gratidão por você. Saiba que tem grande parte na minha formação e no meu amor pela minha profissão. Você é um exemplo de inteligência, sabedoria, consciência e profissionalismo".
Muito obrigada!!
O curso me acrescentou a cada dia e hoje confio no meu potencial e no enorme diferencial que tenho em minha formação. Eu recomendo ...

8) Alyson Monteiro (6a. Turma)
" Gostaria muito de parabenizar pela interessante proposta de enfatizar o aprendizado teórico-prático com uma didática completamente diferente da faculdade. Iniciei o curso com um aluno de personal e com muitas dúvidas de atuação, objetivos e resultados. Hoje tenho quatro alunos completamente satisfeitos com o novo sistema de treinamento e estou muito seguro com a metodologia desenvolvida ao longo do curso, alcançando objetivos concretos e visando novos públicos para atuação. Agradeço muito pleo aprendizado e espero em breve retornar. Grato!!!

9)  Adriano Camargo (6a. Turma)
" Atualmente trabalho com jogadores profissionais de tênis, já formados e na transição para o profissional, e também sou instrutor de atividades físicas no SESC. Já na época da faculdade, impressionava o conhecimento e atuação do Cássio frente ao curso de Educação Física. Durante o curso do CEFEMA, tivemos a oportunidade de vivenciar na prática todo o conhecimento adquirido na teoria. Realmente aprendemos! Muito! Esse curso é indispensável à excelência profissional!!! Muito obrigado Cássio, pela oportunidade da essência do conhecimento e da transformação proporcionada por ele em nossa vidas. Grande abraço.

10)  Daniel Lana (6a. Turma)
" Posso dizer com toda tranquilidade que esse curso mudou de maneira completa a minha intervenção como Personal Trainer. O curso tem um excelente embasamento teórico, mas, acima de tudo, faz uma "ponte" indispensável com a prática, e isso sempre faltou em outros cursos. Indico  para todos aqueles que querem realmente se destacar no mercado de trabalho!!! Muito obrigado ao Prof. Cássio pelo conteúdo. Obrigado Gabi pelo apoio."

11)  Rodrigo Canela (8a. Turma)
" Gostaria de agradecer ao Prof. Cássio pelo excelente curso, o qual mudou muito minha visão profissional e está mudando a realidade do meu ambiente de trabalho."

12)  Andresa Teixeira (8a. Turma)
" Esse curso foi o melhor de todos!!! Apesar da enorme mudança de paradigmas, percebo que é apenas o começo de uma caminhada árdua. Isso é Educação Física!!! Agradeço ao Prof. Cássio por sonhar com uma Educação Física de qualidade e não medir esforços pra que isso aconteça!!!"

13)  Marcos Paulo Gardenghi (8a. Turma)
" Só tenho a agradecer ao Prof. Cássio por nos ter compartilhado um pouco de seu amplo conhecimento em nossa área. Se tivéssemos mais profissionais com seu aspecto visionário e sua dedicação, com certeza a área da Educação Física já estaria em um nível muito mais avançado. Curso e professor fantásticos, realmente consegue transformar seus alunos. Runo a uma Educação Física melhor!!!"

14)  Élide Martins (9a. Turma)
" Bom, não encontro palavras precisas para declarar o quão bom foi o curso. Fiz o de Emagrecimento e agora estou fazendo o de Personal Trainer; já fiz vários cursos, mas este não tem igual, realmente mudou minha vida, minha maneira de pensar, agir, e até meus projetos tive que repensar, fora a equipe maravilhosa que tem. De verdade, só tenho a agradecer muito por tudo que aprendi e estou aprendendo e não posso deixar de colocar que ao ver as aulas ministradas e a maneira com que a equipe realiza o trabalho, me fez ter esperança de que a nossa área tem sim pessoas que se importam e mudam a vida dos outros de verdade. Hoje, quando penso em um bom nível de profissionalismo, os primeiros que vêm à minha mente são vocês. Parabéns e que possamos, a partir de agora, caminhar juntos !!! Obrigada"

15)  Marcelo Prado (9a. Turma) 
"Esse curso mudou não só minha vida profissional, mas sim, minha vida como um todo!!!"

16)  Andreza Teixeira (9a Turma)
"Esse curso é realmente maravilhoso, vale muito a pena!!!"

17)  Guilherme Augusto (9a. Turma)
Curso EXTRAORDINÁRIO. Mudou minha visão sobre Educação Física. Recomendo a todos!!!

18)  Diego Rodrigues (11a. Turma)
"Esse curso é sensacional, não há outro tão completo. Façam, será um divisor de águas na carreira de todos.

19)  Rhenan Rachid (11a. Turma)
"Recomendo o curso, com ótimo conteúdo."

20)  Keli Losilla (11a. Turma)
" Vocês irão amar, curso realmente transformador, aproveitem cada segundo. Esse curso mudou minha vida!!!"

21)  Vânia Sanches (12a. Turma)
"Esse curso era o meu sonho e realmente foi muito mais do que eu esperava. O melhor curso que já fiz. Super indico, o melhor investimento a ser feito."

22)  Ricardo Augusto Mathias (12a. Turma)
" Um curso que certamente amplia muito nosso conhecimento técnico e prático, e que trará com que pensemos melhor em como estamos atendendo em nosso ambiente de trabalho. Realmente INDISPENSÁVEL para quem quer ser um TREINADOR PESSOAL  diferenciado!!!"

23)  Mariana Oliveira (12a. Turma)
" Fiquei algum tempo afastada e a melhor decisão da vida foi participar desse curso. Realmente um diferencial para profissionais que querem se tornar minimamente capazes em atuar de forma comprometida e responsável em nossa área. O curso desperta a vontade de conhecimento e é indispensável para atendermos de forma segura nossos mais variados alunos. Um "tapa na cara" construtivo! Não só recomendo como repito!!! Desejo sucesso e só tenho muito respeito por profissionais que zelam pela Educação Física de verdade!"


24)  Regis Baptistella (7a. Truma)
Eu que sou da 7ª turma desse curso, me transformei desde o primeiro módulo, colocando em prática todo o aprendizado, galgando melhoras em meu trabalho, e descobri que, até então, não tinha uma carreira que me posicionasse, realmente como um treinador pessoal, na prescrição de treinamento personalizado, era igual à todos, a mesma forma de pensar e agir. Em fim, descobri que o aprofundamento era o diferencial, que o trato com a saúde alheia reclamava uma responsabilidade maior, e que, fazendo o que é certo, sempre dará certo. Hoje tenho o meu centro de treinamento com programas de treinamentos para Hipertensos, diabéticos, síndrome metabólica e condicionamento físico. Hoje, somos em 5 treinadores, todos formados por esse curso, que vocês estão iniciando, todos somos felizes, com novas inspirações, e as parcerias sempre aparecem, depois dos resultados apresentados. Somos soberanos em nossas convicções, não baixamos, mais, a cabeça para quem não entende de treinamento físico, vocês sabem dos quais eu me refiro. Agradeço sempre ao Cássio Mascarenhas Robert Pires, ao Rodrigo Magosso, a BRADHON E ao Cefema Estudos E Avaliação, que até hoje, fazem parte do meu trabalho. Abraços à todos, e não desistam, “vai pra cima”. Ah, e por causa disso, já estou finalizando meu mestrado em Medicina Regenerativa e partindo para o doutorado, não é exibição, mas é transformação.

25)  Wanderson Barcellos (13a. Turma)
" Depois de algumas indicações e de ter conhecido o Prof, Cássio na UFSCar, resolvi fazer o curso de Capacitação em Personal Trainer. Com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, pois o curso me proporcionou uma transformação incrível. Depois de muito esforço, va´rios quilômetros rodados e oito meses de dedicação, posso dizer que valeu muito a pena, pois a partir do segundo módulo, todo conhecimento teórico e prático adquirido foi, e ainda está sendo aplicado em minha atuação profissional, o que me possibilitou um reconhecimento em minha cidade pelo trabalho diferenciado. Todas as dúvidas e todas as lacunas que existiam de minha parte entre a teoria e a prática, foram preenchidas pelo conteúdo do curso! Posso dizer que foi o divisor de águas em minha formação profissional!!! Muito obrigado ao Prof. Cássio e a toda a equipe da Bradhon/Cefema".


26)  Robeilson Scamilla (13a. Turma)
" Curso de altíssima qualidade, que faz com que realmente tenhamos uma nova visão da Educação Física. Obrigado e parabéns ao Prof. Cássio".




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